O modelo do sistema de transporte será escolhido dentro do arcabouço dos projetos que foram apresentados preliminarmente nesta terça-feira, 3, por empresas privadas à Secretaria do Planejamento do Estado.
Antes de ser submetido à Coppetec, os estudos preliminares serão julgados pelo Grupo de Trabalho Executivo formado por representantes da Secretaria do Planejamento, Secretaria de Desenvolvimento Urbano, Casa Civil, Secretaria da Fazenda e Procuradoria Geral do Estado.
Prazos - O prazo para o início do processo licitatório para construção do sistema ainda não foi definido. Mas a expectativa é que ele tenha início depois de dezembro, quando deverão ser concluídos os estudos da Coppetec.
Segundo o assessor especial da Secretaria do Planejamento, Alberto Valença, a fundação foi escolhida por ser autoridade na área de transportes, já tendo realizado projetos para a ANTT, Infraero e metrô do Rio de Janeiro. O contrato será assinado esta semana e custará R$ 1,5 milhão aos cofres estaduais.
Veja as propostas
ATP Engenharia - Metrô de superfície
ATP Engenharia - Metrô de superfície
Camargo Corrêa/Andrade Gutierrez - Metrô de superfície
Invepar - Metrô de superfície
Metropasse - BRT – Bus Rapid Transit
Odebrecht/Setps - BRT – Bus Rapid Transit
Prado Vasconcelos - Modal a ser decidido entre VLT e metrô de superfície
Queiroz Galvão - Monotrilho