04 novembro 2010

O caminho do trem: relembre como foi a conquista para Novo Hamburgo

 

publicado 03/11/2010
 
O caminho do trem: relembre como foi a conquista para Novo Hamburgo thumbnail VEJA FOTOS! Para o coordenador do Pensando Novo Hamburgo, grupo que batalhou pela extensão da Linha 1, a viagem experimental do metrô marcou a conquista de um sonho que muitos ajudaram a construir

Cristiane Cunda

“Novo Hamburgo está vivendo um sonho, um sonho que muitos ajudaram a construir”. Assim definiu a primeira viagem experimental do trensurb até o município Plácido Crescente, coordenador do grupo Pensando Novo Hamburgo.

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Fotos da 1ª viagem de trem a Novo Hamburgo
150 mil vozes pelo metrô



A emoção de percorrer pela primeira vez os 4,9 quilômetros que separam a estação São Leopoldo à primeira estação de Novo Hamburgo no último dia 26 compensam todo o empenho do grupo em trazer este transporte coletivo para a cidade.

“Viver esse momento e poder compartilhar com a comunidade esta vitória é algo difícil de descrever em palavras. Saber que toda a nossa luta em prol do trem nos trouxe um resultado positivo nos enche de orgulho. Com certeza é uma vitória para o grupo, mas também para toda a comunidade hamburguense que nunca desistiu desse sonho e que colaborou de todas as formas para que o projeto fosse vitorioso”, resume o coordenador do Pensando Novo Hamburgo.

Alguns caminhos percorridos



Desde 2003, o grupo Pensando Novo Hamburgo batalhava pela extensão do metrô, com a criação do projeto “O Trem é Nosso”, pelo então coordenador da entidade, Mauro Peixoto. Foram levantadas 60 mil assinaturas pedindo a vinda do trem até Novo Hamburgo. Os representantes do grupo foram à Brasília entregar as assinaturas ao Tribunal de Contas da União.

Para angariar forças ao propósito, o grupo se reuniu com deputados estaduais e federais, além de diversas autoridades. Entre as manifestações realizadas, os participantes protestaram a demora da liberação com narizes de palhaço, promoveram atividades em locais públicos, desfilaram no estádio Beira-Rio com uma faixa de 30 metros com o dizer “TREM JÁ para NOVO HAMBURGO”.

Grande parte das ações contou com o apoio e incentivo da Comissão Pró-Trensurb da Câmara de Vereadores, que também batalhou insistentemente para a extensão do metrô.

Várias entidades se uniram aos movimentos realizados pelo grupo. Entre eles, o Portal novohamburgo.org, que em abril de 2007 incitava a maior manifestação eletrônica da história de Novo Hamburgo. Na ocasião, incentivava a todos os internautas a enviarem seu e-mail de protesto ao Tribunal de Contas da União – TCU. A intenção da campanha era enviar 150 mil e-mails de pessoas diferentes para o TCU, cobrando agilidade.

A notícia sobre a liberação de recursos do Governo Federal para a extensão da Linha 1 do Trensurb de São Leopoldo à Novo Hamburgo chegou no Natal de 2008. O processo de extensão começou em 1999, passando uma série de etapas burocráticas e ficando trancado durante cerca de seis anos no TCU, em Brasília, e retomado apenas em 2007.

As obras começaram no início de 2009 e a previsão de conclusão total é de três anos. Serão construídos 9,3 quilômetros de trilhos e quatro novas estações: Rio dos Sinos, em São Leopoldo, e Liberdade, Fenac e Novo Hamburgo, na Capital Nacional do Calçado.

Entre as estações Liberdade e Fenac são mais de três quilômetros, uma distância considerada muito longa pelo presidente da Trensurb e pelo prefeito Tarcísio Zimmermann, que acreditam ser melhor e mais barato fazer mais uma estação nesse momento do que quando o trem já estiver em funcionamento.

Benefícios que virão com o trem


Entre as vantagens oferecidas por este meio de transporte coletivo está o menor impacto ambiental, a diminuição do fluxo de veículos na BR-116 e o menor custo em relação aos outros coletivos.

“Teremos um meio de transporte barato, não poluente, rápido e eficiente. Imagine quantos carros deixarão de circular na já saturada BR-116”, reforça Plácido Crescente. Ele acrescenta ainda que a facilidade de locomoção beneficiará o comércio local.

“Assim como poderemos ir até Porto Alegre de tem, os moradores das cidades vizinhas também poderão nos visitar, o que com certeza aquecerá nossas relações comercias, uma vez que Novo Hamburgo é uma cidade pólo na região”, afirma.

O metrô é também considerado um meio de transporte seguro. Em agosto deste ano, o diretor-presidente da Trensurb, Marco Arildo Cunha, divulgou dados da pesquisa de satisfação realizada nos meses de novembro e dezembro de 2009. O levantamento indicava que 74% dos usuários do metrô estão satisfeitos e 16,2% muito satisfeitos com a segurança oferecida pelo meio de transporte.


http://novohamburgo.org/site/noticias/especial/2010/11/03/o-caminho-do-trem-relembre-como-foi-a-conquista-para-novo-hamburgo/