Mais de 1.500 policiais militares farão a segurança da festa da virada
Pela primeira vez, a Polícia Militar do Rio de Janeiro vai usar um armamento não letal na festa de Réveillon de Copacabana, na zona sul. O taser, como é chamado o equipamento, lança dois dardos energizados. Segundo o instrutor de armamento major Vitor Augusto Rodrigues Serra, a arma causa incapacitação neuromuscular, impedindo qualquer capacidade de reação.
- A pessoa perde comunicação do cérebro com os músculos, permitindo assim a imobilização dos indivíduos.
O armamento já é usado no policiamento de rua da área do batalhão da praça da Harmonia, no centro (5º BPM) e nas regiões do Batalhão de Botafogo (2º BPM), Copacabana (19º BPM) e do BPTur (Batalhão de Policiamento em Áreas Turísticas).
A festa de Copacabana, que deve atrair 2 milhões de pessoas na virada do ano, contará com 1.554 policiais militares e 106 viaturas, segundo o Comando da Polícia Militar. No Estado do Rio, o efetivo total será 10% maior neste ano: 7.200 PMs contra 6.700 policiais nas festas de 2010. Na virada deste ano, o contingente de policiais vai às ruas com 1.300 viaturas e quatro helicópteros, sendo um deles blindado.
A montagem do palco para a festa em Copacabana continua a pleno vapor. É neste local que vão se apresentar Beth Carvalho, O Rappa, Latino e o DJ David Guetta.
A Prefeitura do Rio de Janeiro organizou um esquema de transporte para Copacabana. Pela primeira vez, o planejamento de trânsito prevê que das 23h30 do dia 31 até as 2h do dia 1º de janeiro não será permitida a circulação de veículos na rua Barata Ribeiro e na avenida Nossa Senhora de Copacabana.
As exceções serão ônibus de linhas regulares e táxis, que poderão circular em determinados trechos. Também haverá bloqueios nas principais transversais do bairro. Mais de 80 linhas de ônibus, além do metrô, atenderão a população. No entanto, ônibus de turismo não poderão estacionar em Copacabana e nos bairros do entorno - Ipanema, Lagoa, Urca e Botafogo. Também não serão criadas áreas especiais de estacionamento.
Arma não letal taser, espécie de pistola de choque, prococa paralisação muscular
http://noticias.r7.com/rio-de-janeiro/noticias/pm-usa-pela-1-vez-arma-nao-letal-em-policiamento-do-reveillon-de-copacabana-20111228.html