02 janeiro 2012

Linha dois do metrô - Projeto aprovado segue sem prazo




Depois dos vereadores da Câmara Municipal de Salvador aprovarem, na quinta-feira (29), por unanimidade, o projeto de implantação da linha dois do metrô, que será instalado na Avenida Paralela, muitas dúvidas e questionamentos foram deixados pela população em relação ao projeto, como o início e a conclusão das obras.

O que se sabe, até então, é que a nova construção será a principal ligação entre o aeroporto e o centro da capital baiana, e considerada um dos principais equipamentos para a cidade com vistas à Copa de 2014.

De acordo com o projeto, o novo metrô, nomeado de Corredor Metroviário da Avenida Paralela, terá 22 km entre Lauro de Freitas e Rótula do Abacaxi, onde linhas um e dois devem se unir.

As duas linhas também serão interligadas e alimentadas por outros modais de transporte, inclusive o BRT (que utiliza ônibus especiais em corredores exclusivos).

Em novembro deste ano, a presidente Dilma Rousseff anunciou o investimento de R$ 1,6 bilhão, Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) Mobilidade Grandes Cidades, para as obras de construção da linha dois do metrô de Salvador.

Ainda em agosto, o secretário do Planejamento da Bahia, Zezéu Ribeiro, afirmou que as vias complementares ao futuro metrô também sofrerão mudanças, como a conclusão da Avenida Gal Costa e implantação de ligações Retiro-Calçada e Iguatemi-Pituba. Além disso, a pretensão da Secretaria de Planejamento do Estado da Bahia (SEPLAN) é a construção da Avenida 29 de Março, ligando a Paralela à BR-324.

Porém, ainda não há nenhum prazo estabelecido para início das obras. A população teme que o novo metrô não esteja pronto a tempo da Copa de 2014, já que a linha 1 demorou 12 anos para ser construída.

Apesar de se posicionar a favor do projeto, o líder do prefeito João Henrique Carneiro (PP), vereador Téo Senna (PTC) ao declarar o voto de aprovação disse ter certeza que o metrô “não ficará pronto para a Copa, pois o governador (Jaques Wagner) ainda não deu prazo de conclusão da obra”.

Arquivo INFOTRANSP