01 novembro 2010

Mobilidade urbana e metrô



A mobilidade urbana está se tornando o maior desafio a ser enfrentado nas grandes cidades. Diariamente milhares de horas são perdidas nos congestionamentos. Um dos maiores desafios para as administrações públicas é demonstrar que existem alternativas concretas para evitar o crescimento do uso do automóvel.

Porto Alegre é a quarta região metropolitana mais populosa do País, com quatro milhões de habitantes, atrás somente de São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte. O crescimento da frota de veículos da Região Metropolitana deverá atingir em 2033 cerca de 1,3 milhão de veículos e as necessidades de viagens à cidade de Porto Alegre serão cada dia maiores. Os veículos são responsáveis por 20% do total das emissões de gases do efeito estufa. As evidências de mudanças climáticas são maiores a cada dia. Se prevalecerem as políticas e os modelos econômicos atuais, nos quais se utilizam de maneira excessiva o automóvel, serão cada vez maiores as repercussões na qualidade de vida das pessoas.

A implantação do metrô em Porto Alegre tem sido amplamente debatida. Embora tenha se transformado em unanimidade, a sua exclusão das obras previstas para a Copa de 2014 decretou o seu esquecimento. A Subcomissão do Metrô e do Aeromóvel que presidimos neste ano na Assembleia Legislativa recomendou a implantação do metrô em Porto Alegre como solução para a mobilidade urbana, estabelecendo como prioridade o corredor Assis Brasil, que é o mais carregado e mais saturado.

A construção de novos empreendimentos imobiliários no entorno do eixo da Assis Brasil como o Bourbon Wallig e novos conjuntos habitacionais nos indicam a necessidade de uma urgente articulação política entre os três níveis de governo para viabilizar que a Trensurb inicie as obras da construção do metrô pela zona Norte de Porto Alegre, independentemente da realização de outros projetos para a Copa de 2014, como o projeto Portais da Cidade, em elaboração pela prefeitura de Porto Alegre. Assim como nas grandes cidades do mundo, o metrô de Porto Alegre terá um papel estratégico no desenvolvimento econômico e social da Região Metropolitana, reduzindo o impacto ao meio ambiente. Metrô é um transporte seguro, limpo e sustentável, como igualmente é o Aeromóvel do Salgado Filho.

http://jcrs.uol.com.br/site/noticia.php?codn=45119&codp=1451&codni=3

Arquivo INFOTRANSP