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31 maio 2015
30 maio 2015
29 maio 2015
28 maio 2015
25 maio 2015
24 maio 2015
23 maio 2015
15 maio 2015
12 maio 2015
10 maio 2015
Que Dimensões Tecnológicas Compõem um Empreendimento Complexo de Metrô?
Não há empresa e dirigente que não venha
se deparando com dificuldades enormes e crescentes, quando se propõe a
levar adiante qualquer um dos complexos empreendimentos que o Brasil vem
se propondo a realizar em todas as áreas de infraestrutura. Dotados de
variáveis inúmeras, mas todas elas muito conhecidas, embora um tanto
quanto ignoradas; todas elas imersas em ambientes cambiantes e cada vez
mais sujeitos a riscos de insucesso, os empreendimentos ditos complexos
têm-se mostrado um enorme desafio a ser vencido pela engenharia
brasileira.
Laurindo Junqueira Martins - Metrô/SP
DAVID
A importancia do Contrato de Integração no Gerenciamento do Projeto
Os desafios e os recursos que uma equipe dedicada para a Integração dos sistemas pode propiciar para o Gerente de Projetos
Mohamed Choucair - Metrô/SP
Apresentação - Palestra
Apresentação - Relatório
19ª SEMANA DE TECNOLOGIA METROFERROVIÁRIA - 2013
DAVID
09 maio 2015
08 maio 2015
O conceito de minutos e segundos foi inventado por causa dos horários de trem

Existem civilizações na Terra que não têm noção do tempo. Obviamente, eles têm noção que o “dia” é que o tempo entre o sol nascer e se por, e que depois vem a noite.
No entanto, eles não sabem dizer as horas como nós fazemos.
E isso não é tão estranho: tal conceito é na verdade muito recente.
Bom, o conceito da hora é antigo – veio dos sumérios, que usavam 24 como a base de seu sistema de contagem, em vez de 10. Isso porque, em vez de contar com os dedos, eles contavam com os nós dos dedos (e existem 12 em cada mão, descontando o polegar). Então, depois que os sumérios decidiram que havia 24 horas em um dia, o normal seria que outra subdivisão surgisse, não? Ou seja, minutos e segundos.
Na verdade, no entanto, ninguém se incomodou com isso por milhares de anos. Só começamos a subdividir as horas quando inventamos a locomotiva.
Antes disso, a hora era medida por relógios de sol. No mundo antigo e medieval, a maioria das pessoas cultivavam seus campos durante o dia, enquanto as ricas se sentavam em seus tronos. Chegava o anoitecer, e era isso. Ninguém realmente precisava saber qual era o momento específico do dia.
Quando os primeiros relógios mecânicos foram inventados, a maioria só marcava horas. Finalmente, em 1800, quando a viagem de trem se tornou popular, as pessoas começaram a perceber que uma unidade de tempo menor do que a hora era necessária em suas vidas diárias.
Como trens viajavam muito mais rápido do que os cavalos, as pessoas precisavam de alguma maneira de medir o tempo de chegada do veículo mais especificamente do que apenas olhar para cima para ver onde o sol estava.
Na década de 1860, a empresa ferroviária Great Western Railway da Grã-Bretanha decidiu padronizar o tempo arbitrariamente com base em um relógio de Greenwich (por que não?). Assim, finalmente o conceito de minutos e segundos começou a fazer parte do nosso cotidiano
http://hypescience.com/5-verdades-basicas-que-todo-mundo-concorda-mas-que-sao-chocantemente-novas/
DAVID