Depois de completar a linha 1 do trem metropolitano, BHTrans e CBTU planejam terminal de integração no Vilarinho.
Segundo o presidente da CBTU, João Luiz da Silva Dias, até o final de 2006 será inaugurada no Vilarinho uma estação de integração BHBus.
O projeto, orçado em R$ 30 milhões, inclui um estacionamento com 2.600 vagas.
Outras medidas que visam alavancar a integração metrô/ônibus são a estação do BHBus da avenida José Cândido da Silveira, prevista para começar a operar no mês que vem, e a reforma na estação Eldorado, em Contagem.
No local, haverá a ampliação das coberturas dos pontos de ônibus, que deve começar no início do ano que vem e ser concluída em sete meses.
Ainda de acordo com o presidente da CBTU, o saguão subterrâneo na estação Central, ligando o local ao terminal do BHBus da rua Aarão Reis, ficará pronto até o próximo mês de fevereiro.
O anúncio dos novos projetos foram feitos ontem, dia em que a nova sinalização do metrô no trecho São Gabriel e Vilarinho foi inaugurada, reduzindo de 25 para 7 minutos o tempo de espera nos horários de pico.
Até então, a viagem era interrompida na estação São Gabriel e os passageiros eram obrigados a trocar de trem para chegar no Vilarinho. A baldeação era feita desde 2002, quando o trecho São Gabriel/Vilarinho foi inaugurado.
Para evitar o risco de acidentes, apenas um trem circulava por vez, nos dois sentidos.
Agora, com a sinalização eletrônica, toda a extensão do metrô será operada no sistema carrossel, e o número de usuários do metrô deve subir de 109 mil para 125 mil, diariamente, segundo a CBTU.
Estações
Com o projeto de implantação de novas estações BHBus, a BHTrans e a CBTU esperam reduzir o número de veículos circulando na cidade, principalmente na região central.
Segundo o presidente da CBTU, na estação que será construída no Vilarinho haverá um estacionamento, onde os usuários poderão deixar o carro e seguir para o centro da capital de metrô.
Esse estacionamento, no entanto, segundo Dias, será cobrado.
"Ainda não sabemos como será essa cobrança. Pode ser, por exemplo, que na taxa para deixar o veículo já esteja incluída a passagem do metrô."
Um outro passo na integração do transporte coletivo foi dado no sábado, permitindo aos usuários do metrô pagar a passagem com os créditos do cartão BHBus, utilizado pelos usuários dos ônibus gerenciados pela BHTrans.
O presidente da empresa de trânsito, Ricardo Mendanha, afirmou que metade dos usuários do metrô também utiliza o sistema rodoviário.
http://www.otempo.com.br/cidades/esta%C3%A7%C3%A3o-bhbus-%C3%A9-nova-prioridade-no-metr%C3%B4-1.333990