A tarifa do metrô custará R$ 3,10 e o bilhete de integração com ônibus R$ 3,90
Foi lançado nesta sexta-feira (24), em solenidade no Hotel Pestana, no
bairro do Rio Vermelho, o edital de licitação do Sistema Metroviário de
Salvador e Lauro de Freitas. O comunicado, que será publicado na
edição deste sábado (25) e domingo (26) do Diário Oficial do Estado,
convoca empresas interessadas a apresentarem propostas para o projeto de
construção e operação do sistema.
A obra será realizada por meio
de Parceria Público-Privada (PPP), com investimento de mais de R$ 4
bilhões. Participaram da solenidade o governador Jaques Wagner e dos
prefeitos ACM Neto (Salvador) e Márcio Paiva (Lauro de Freitas).
A
previsão é que o primeiro trecho da Linha 1, ligando a Estação da Lapa
até o Retiro, seja concluído até a Copa de 2014, e o segundo, até a
Estação Pirajá, em dezembro do mesmo ano. A partir de 2015, o cronograma
prevê o avanço da Linha 2 pela região do Iguatemi e Avenida Paralela,
chegando a Lauro de Freitas em 2017.
Ao todo, o metrô terá 42
quilômetros de extensão e 20 estações, sendo 11 terminais integrados com
os sistemas de ônibus, BRT e trens do subúrbio. A tarifa custará R$
3,10 e o bilhete de integração com ônibus R$ 3,90.
O sistema
metroviário vai interligar ainda os principais corredores de tráfego e
intervenções de mobilidade que a capital baiana vai receber nos próximos
anos.
A proposta vencedora será definida através de leilão realizado a partir
do dia 15 de julho na Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa). O
resultado será publicado no dia 30 do mesmo mês. A assinatura do
contrato será em setembro e o início das obras está previsto para o mês
de outubro.
Segundo a Secretaria de Comunicação Social do Governo
do Estado (Secom), a empresa vencedora terá 180 dias para apresentar um
projeto de extensão da Linha 1 até Águas Claras. Também estão previstas
no edital a finalização da Linha 1 (trecho Acesso Norte - Pirajá), a
construção da Linha 2 (Bonocô - Lauro de Freitas) e a operação de todo o
sistema metroviário.
O prazo de concessão é de 30 anos, sendo
três de construção e 27 de operação do metrô. De acordo com o edital, o
aporte de verba será feito em 36 contraprestações. Além da gestão, a
operadora será responsável por toda a execução e custos com a manutenção
do sistema.