O prolongamento irá ligar a Vila Prudente ao Hospital Cidade Tiradentes, terá
24,5 km de extensão e 17 estações.
O segundo trecho, de Oratório a São Mateus, com 10,1 km e oito estações,
deverá entrar em operação em 2014, último ano da atual gestão de Alckmin --ele
poderá disputar a reeleição.
A uma altura que varia de 12 a 15 metros, o monotrilho irá avançar sobre
avenidas como Luiz Inácio de Anhaia Mello, Sapopemba, Metalúrgicos e Estrada do
Iguatemi.
A velocidade máxima será de 80 km/h, semelhante ao metrô convencional. A
estimativa do governo é que o trajeto entre Cidade Tiradentes e Vila Prudente,
hoje feito em pouco mais de duas horas, seja percorrido em 50 minutos.
CPTM
Outros R$ 550 milhões do contrato de empréstimo que será firmado hoje com o
BNDES irá para a modernização de estações da linha 8-diamante, da CPTM, que liga
a estação Júlio Prestes, na região central da capital, a Itapevi (Grande São
Paulo) cruzando cidades como Osasco, Carapicuíba e Barueri.
Seis estações (General Miguel Costa, Jardim Belval, Jardim Silveira,
Quitaúna, Sagrado Coração, Santa Terezinha) serão modernizadas e outras cinco
passarão por reconstrução (Lapa, Comandante Sampaio, Domingos de Moraes,
Imperatriz Leopoldina e Antônio João).
As obras incluem a implantação de plataformas cobertas, passarelas de
pedestre, sanitários, escadas rolantes e itens de acessibilidade, como piso
tátil e comunicação em braile. Além do dinheiro do BNDES, o Estado investirá
outros R$ 94,3 milhões na modernização das estações.
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23 junho 2012
SP empresta R$ 1,47 bi do BNDES para expansão do metrô
DAVID