Empresa vencedora de licitação é a mesma que já fornece trens no RJ
Serão comprados mais 60 trens para ser operados pelo SuperVia.
O governo irá pagar mais de 600 milhões de reais na compra.
O governo do estado do Rio de Janeiro vai comprar mais 60 novos trens, que serão operados pela SuperVia. Segundo informações obtidas pelo RJTV, nesta quarta-feira (16), o consórcio vencedor da licitação é o mesmo é que já está fabricando os trens que estão chegando da China ao Rio.
O contrato deve estar fechado até o final do mês de maio, mas os trens só começam a chegar no fim de 2013, todos devem estar rodando só em 2015. O governo irá pagar mais de R$ 600 milhões na compra.
A licitação entrou em fase de análise técnica pelo governo do estado, que não deve ter nenhum empecilho, já que o projeto é o mesmo que funciona no ramal de Deodoro.
A primeira encomenda, de 30 trens, foi feita em 2009. Houve atrasos na entrega e dificuldades para colocar as composições pra rodar. Sobre esses problemas, a diretora de engenharia da Companhia Estadual de Engenharia de Transportes e Logística (Central) Ana Carolina Vasconcellos explicou: "A gente acredita que com esses trens que estão chegando agora do lote de 30, e mais do lote dos 60, isso possa ser corrigido."
Com a linha de produção já montada e com o aquecimento da disputa pelo mercado brasileiro, cada trem comprado agora vai sair R$ 1,3 milhão mais barato que em 2009.
Quatro das 30 primeiras composições já estão circulando e até outubro a previsão é que todas já estejam funcionando.
Em 2016, o plano é de que a SuperVia tenha uma frota de 120 trens novos e 73 reformados.
O volume de passageiros transportados passaria dos atuais 540 mil para 1 milhão por dia.
VÍDEO -> http://g1.globo.com/rio-de-janeiro/noticia/2012/05/vencedor-da-licitacao-dos-trens-e-o-mesmo-que-ja-esta-circulando-no-rio.html