07 maio 2011

BNDES reconhece avanços no sistema de transporte público do Rio

A consideração foi feita durante o congresso “Operação, Manutenção e Desenvolvimento do Sistema Metroferroviário do Estado do Rio”, que reuniu engenheiros, políticos e representantes das operadoras de transporte sobre trilhos.

O gerente de Desenvolvimento Urbano do BNDES, Charles Marot, afirmou na manhã desta quarta-feira, durante seminário no Clube de Engenharia, que o cenário para financiamentos de projetos voltados para o desenvolvimento dos transportes públicos nunca esteve tão favorável. Segundo Marot, que ressaltou a satisfação do Banco com o avanço em curso no sistema metroferroviário do estado do Rio, o BNDES está baixando os juros e estudando financiamentos de até 90% para obras ligadas ao setor de transportes.

“Estamos observando grandes progressos nas redes operadas pelas concessionárias Metrô Rio e SuperVia. Pela primeira vez o Rio está pensando a necessidade de adquirir material rodante. O aumento e atualização da frota, muitas vezes é mais importante até do que a extensão da malha. Outro ponto muito positivo é a inserção da Linha 4 na rede, que, alinhada a outros projetos em andamento, poderá ser o vertebrador do sistema de transporte de massa na cidade” previu o representante do BNDES.
A consideração foi feita durante o congresso “Operação, Manutenção e Desenvolvimento do Sistema Metroferroviário do Estado do Rio”, que reuniu engenheiros, políticos e representantes das operadoras de transporte sobre trilhos. O secretário de Transportes do Rio, Julio Lopes, participou do evento, e apresentou os números de crescimento de usuários dos transportes públicos. Segundo Julio Lopes, mais de 75% da população fluminense usa transportes coletivos para se locomover.
“O gerente do BNDES ressaltou que, mesmo com investimentos da ordem de R$20 bilhões no setor de transportes, a cidade de São Paulo padece com os infinitos congestionamentos. Estamos certos de que será diferente no Rio. Em conjunto com os governos Federal e Municipal e a iniciativa privada, estamos desenvolvendo uma infra estrutura de transporte capaz de convencer a população a deixar o carro em casa e optar pelo transporte coletivp.

Isto já está acontecendo. Só no ano de 2010, registramos um crescimento de 170 milhões de novos deslocamentos. Com a expansão das linhas de metrô, a compra de novos trens para SuperVia e Metro, a construção de corredores expressos para ônibus, e diversas outras ações, em pouco tempo este número estará ainda mais expressivo” explica o secretário Julio Lopes.

http://bagarai.com.br/bndes-reconhece-avancos-no-sistema-de-transporte-publico-do-rio.html

Arquivo INFOTRANSP