07 dezembro 2010

Empresas investem mais em novidades para mobilidade

SÃO PAULO - As dificuldades na área de mobilidade que o Brasil apresenta atualmente têm atraído cada vez mais a atenção de empresas nacionais e internacionais. Soluções tecnológicas inovadoras, ferramentas e materiais ambientalmente (ecologicamente) corretos e com menor custo são algumas das apostas do setor, e toda esta oferta do mercado, tanto com enfoque nacional como internacional, será apresentada na primeira edição do Brazil Road Expo, que ocorrerá entre os dias 4 e 6 de abril do ano que vem, na cidade de São Paulo.


O evento, além de trazer alternativas inovadoras para o segmento, é uma prova de que os negócios dentro deste setor estão acelerados e já necessitam de eventos que cubram, exclusivamente a área.


"Os empresários deste segmento têm apostado em feiras para aumentar sua visibilidade, tanto é que a primeira edição da Brazil Road Expo já conta com um total de 170 expositores entre brasileiros e estrangeiros", explica o engenheiro e diretor do evento, Guilherme Ramos.


De acordo com ele, a feira surge como "uma grande vitrine para os lançamentos de novas tecnologias em equipamentos, produtos e serviços como pavimentação [asfalto e concreto], construção de pontes, túneis e viadutos, geossintéticos, compactação de solos, sinalização, segurança, gestão, controle de tráfego, entre outros". O evento, voltado ao segmento de infraestrutura rodoviária, trará produtos como segurança, sinalização, gestão e controle de tráfego.


Expectativa

A expectativa é que cerca de oito mil pessoas visitem o evento, que já confirmou que será realizado, também, em 2012. Além dos expositores, serão realizados cerca de vinte eventos entre palestras e seminários do setor. De acordo com Guilherme Ramos, os expositores devem arrecadar após a feira em torno de R$ 500 milhões em negócios, por conta da visibilidade do evento e do custo das construções em que atuam.

"Estamos depositando muita expectativa na feira, pois além de estreitarmos o relacionamento com possíveis clientes, é importante estarmos atentos ao que ocorre no mercado. Aliado a isso, o Brasil está com projetos de obras grandiosas no setor e precisamos acompanhar isso de perto", declara a executiva Juliana Rocha Cordeiro, do marketing da Armco Staco S.A. Indústria e Metalúrgica, que já confirmou presença na Brazil Road. "Nos Estados Unidos, existem três feiras com este foco, aqui no Brasil, será a primeira vez que um evento trará as soluções completas para o segmento e esta deve ser uma tendência desses novos mercados, como o nosso e energia, por exemplo", afirma Ramos.

Novidades

Muitas empresas já confirmaram presença. A Greca Asfaltos, por exemplo, vai apresentar uma solução para asfaltos. A empresa desenvolveu uma nova tecnologia de modificação de asfaltos que pode ser utilizada tanto em rodovias como em aeroportos. Esta novidade se trata de da modificação com pó moído de pneus inservíveis. "O método colabora com o meio ambiente. São mais de 3,5 milhões de pneus que deixaram de ser passivo ambiental e agentes proliferadores de doenças, como o mosquito da dengue, os quais passaram a ter uma destinação nobre, melhorando a qualidade e aumentando a segurança dos usuários e a vida útil das rodovias brasileiras", vê o diretor técnico, Carlos Massaranduba.


Segundo o engenheiro, o asfalto é mais resistente e traz conforto e segurança aos usuários. "Conseguimos reduzir o ruído, diminuir o derrape e aumentar a durabilidade em cinco vezes mais que o asfalto convencional", justifica ele que já trabalha com este tipo de material junto a grandes concessionárias como a Ecovias e a Autoban.

Outra empresa que também traz alternativas para o segmento é a Sany Group, uma das maiores fabricantes de máquinas para engenharia do mundo e que, só em 2009, registrou um faturamento de R$ 7,78 bilhões. Com um investimento de US$ 200 milhões, a empresa passa, agora, a apostar na fabricação de equipamentos para construção civil no Brasil e, entre os equipamentos, estão escavadeiras hidráulicas, motoniveladoras e rolos compactadores.

É o mesmo caso da Comingersoll do Brasil que está prestes a lançar na área de pavimentação rolos compactadores Ammann que podem ser utilizados para solo e asfalto, além de modelos utilizados em pneus. Outra multinacional que investe no setor e conta com opções novas é a Ulma Construcción.
A empresa espanhola está com soluções para obras pesadas, como pontes e viadutos. "Vamos propor soluções voltadas para a infraestrutura rodoviária. Tratam-se de sinalizações, segurança, produtos como tubos de aço para passagem de veículos e pedestres", conforme adianta Juliana Rocha Cordeiro do marketing da Armco Staco S.A., que também apresentará novidades.

A primeira edição do Brazil Road Expo, de 4 a 6 de abril de 2011, em São Paulo, promete trazer alternativas inovadoras à área de transporte e infraestrutura e gerar R$ 500 milhões.