01 outubro 2010

O crescimento da tecnologia VoIP e as ligações através da internet

 

Por Redação - 30.09.2010
reprodução

SÃO PAULO - A tecnologia VoIP – Voice over IP – tornou-se uma realidade também para as empresas brasileiras. O boom desse mercado, que deve durar até o ano que vem, faz do Brasil responsável por metade do crescimento na América Latina – segundo a empresa de consultoria Frost & Sullivan – movimentando 49% do US$ 1,1 bilhão estimado.

“O Brasil tem caminhado em direção aos serviços VoIP, entretanto, temos uma restrição quanto aos acessos de alta velocidade para internet”, destaca Hugo Gontijo, analista de produtos da Voitel.
No Brasil, vários projetos em telefonia IP podem inviabilizar-se devido ao preço do acesso e principalmente à qualidade do serviço prestado (garantia de banda).

Em mercados mais maduros, como Japão e EUA, isso não acontece porque eles têm acesso de qualidade, garantia de banda e um custo bem mais reduzido. “Outro ponto que dificulta o avanço do acesso de alta velocidade é a elevada carga tributária brasileira”, acrescenta o analista.

Mesmo com a banda larga no Brasil fora dos padrões de qualidade, o mercado PME enxerga essa tecnologia como uma ferramenta para reduzir custos dentro da organização, pois além da telefonia, existe uma gama de serviços agregados, como por exemplo, videoconferências, IPTV, backup remoto de arquivos, vídeo streaming, educação à distância, entre outros.

“A tecnologia VoIP ocorre em conjunto com a transmissão de dados, pois permite compartilhar seu link de dados para o uso da telefonia. Assim, o cliente reduz seus custos com ligações e ganha agilidade para atualizar sua infraestrutura sempre que necessário”, explica Gontijo.
  
Outro fato relevante sobre o crescimento dessa tecnologia é a mobilidade. O usuário consegue utilizar seu ramal telefônico em qualquer lugar que tenha conexão de internet, sem custo adicional, desde que tenha um aparelho que, conectado ao computador, permite realizar ligações, como os aparelhos ATA, Softphone, IPPhone, e similares.

Diferenças entre telefonia VoIP e Telefonia IP

Muita gente acredita que ambas são iguais. “Tanto a tecnologia VoIP e telefonia IP utilizam as redes de dados (internet) para a transmissão de sinais de voz em tempo real, porém existem diferenças entre as duas”, realça Pedro Suchodolski, Presidente e CEO da Voitel Telecom.

A tecnologia VoIP é um serviço que, basicamente, converte um sinal de voz analógico para digital e, em seguida, insere este sinal em pacotes de dados e os envia para o destino através da internet. Já a telefonia IP é um conceito mais amplo. São utilizados equipamentos como hardphones (telefones de mesa) e softphones (programas que simulam um telefone IP para serem usados em computadores e dispositivos portáteis). Além do processo de transformação de sinais de voz através da telefonia IP, são oferecidas as facilidades de um PABX, conferência, caixa postal, discagem direta ramal e também transmissão de vídeos, dados e imagens através de uma chamada.

“A telefonia IP é uma tecnologia relativamente recente e que deve revolucionar os meios de comunicação. Ela substituirá a telefônica convencional no médio prazo”, acredita Suchodolski.

Cuidados com a sua telefonia VoIP

Os riscos com a tecnologia VoIP dependem muito da maneira como ela é implementada. Devido o meio para tráfego de chamadas telefônicas ser a internet, o VoIP fica exposta a vários tipos de fraudes, como grampo na ligação, cópia de senhas e usuários, envio de mensagens de voz indesejadas para a caixa postal, entre outros inconvenientes.

Para precaver-se deste tipo de fraude, a operadora de telefonia IP, além de implementar equipamentos de segurança na rede de transporte, deve efetuar um estudo da infraestrutura de dados existente no cliente e oferecer soluções que tragam segurança e qualidade para utilização dos serviços.

No caso da Voitel Telecom, todos os dados gerados e recebidos por seus clientes são identificados e, autorizados ou não, para o encaminhamento ao seu destino, protegendo o cliente contra fraudes, tentativas de ataques e outros tipos de ameaça. “As empresas que oferecem essa tecnologia devem ser responsáveis pela segurança, assim como por estar sempre atentas à qualidade nas chamadas, evitando atrasos no áudio e garantindo que os usuários finais não sejam prejudicados”, completa o CEO.

A Voitel Telecom não tem dúvidas de que a telefonia IP irá substituir a telefonia convencional. Através de estudos aprofundados de mercado e com uma boa estratégia, a empresa disponibiliza para o mercado alguns serviços diferenciados em telefonia IP, como o V-Centrex.

A Voitel reconhece que com o crescimento da tecnologia de Voz sobre IP, as empresas no Brasil terão acesso a serviços cada vez mais sofisticados, que se encaixam em sua necessidade e garantem mais agilidade em seus negócios. E é para esta direção que a bússola da empresa está apontada.

http://www.oreporter.com/detalhes.php?id=28150