09 outubro 2010

Motoristas escapam por pouco de trem em passagem de nível

Grande susto
Composição da CPTM freou em cima de veículos depois que, por um descuido, sinalização não foi acionada
Marlon Maciel
Da reportagem local
Marlon Maciel

Falhou: Trânsito na passagem de nível foi liberado, no entanto, uma composição ainda seguia pela linha férrea
Por pouco não ocorreu uma tragédia ontem por volta das 11h30 na passagem de nível da Vila Industrial, em Mogi. Um provável descuido dos vigilantes responsá-veis pelo controle da cancela, localizada entre as estações Estudantes e Brás Cubas da Linha 12 da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), por pouco não resultou no choque entre uma composição que seguia no sentido centro, um Palio e uma moto com dois passageiros. Em um acidente naquelas condições, dificilmente alguém sobreviveria à violência da batida.

O Mogi News flagrou o drama de motoristas, guardas municipais que cuidavam da passagem de veículos sobre os trilhos e do maquinista. Por alguns segundos, todos ficaram imóveis e assustados, aparentemente sem entender o que havia acontecido.

O trânsito permanecia parado, à espera da passagem simultânea de dois trens, um de passageiros, da CPTM, e um de carga, da MRS. As composições seguiam lentamente no sentido Brás Cubas e, assim que passaram pelo trecho da cancela, localizada na avenida Cavalheiro Nami Jafet, onde alguns motoristas e motociclistas, impacientes e apressados, aguardavam a liberação do tráfego, o aparelho foi içado e o trânsito liberado.

O motorista do Palio e o condutor da moto avançaram, sem perceber que outro trem de passageiros vinha no sentido oposto. A colisão foi evitada porque um segundo motociclista, que trafegava pela avenida Governador Ademar de Barros, passou antes e a tempo de gritar e gesticular para os outros condutores, que perceberam e conseguiram frear. O pior não aconteceu por uma fração de segundos.

O maquinista foi obrigado a frear a composição, assustado com a presença de pessoas e veículos na linha férrea, e retomou a viagem em seguida ao perceber que não havia vítimas. Passado o susto, os condutores do carro e da moto deixaram rapidamente o local.

Respostas
O controle das cancelas nas linhas da CPTM é realizado com base em uma parceria entre a Prefeitura de Mogi e a empresa vinculada à Secretaria de Estado dos Transportes. Procurada pela reportagem, a Secretaria Municipal de Segurança informou que a atividade é desempenhada por guardas municipais, "que recebem constantemente treinamento e orientações para que a tarefa seja desempenhada da melhor maneira possível". E prossegue: "Em virtude do ocorrido, a Guarda Municipal vai intensificar este treinamento, com o objetivo de garantir a segurança e prevenir a ocorrência de acidentes".

A CPTM, por sua vez, afirmou que já está apurando o caso, mas que ainda precisa de mais alguns dias para avaliar o que aconteceu e quem são os envolvidos na suposta falha. (colaborou Ariane Noronha)

http://www.moginews.com.br/materias/?ided=989&idedito=5&idmat=75137