Levantamento servirá para instalação de bicicletários e ciclovias em 27 municípios
A Secretaria Estadual de Transportes realizará na quarta-feira (13) a primeira etapa de um seminário com 27 prefeituras do Rio de Janeiro - sendo 15 da região metropolitana e 12 do interior – para iniciar a elaboração do Plano Diretor de Transporte Não-motorizado.
O objetivo é que cada prefeitura apresente ao Estado suas demandas, ideias e projetos para melhorar a mobilidade urbana para pedestres e ciclistas. Os dados coletados servirão para definir os projetos e investimentos em infraestrutura de forma a garantir uma mobilidade segura e adequada para pedestres e ciclistas nestes municípios.
A elaboração do plano diretor tem o financiamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento. Segundo o secretário de Transportes Sebastião Rodrigues, o Estado quer incentivar o aumento do uso de bicicletas no Rio.
- Depois de ser o primeiro estado do Brasil a utilizar biodiesel na frota de ônibus, o Rio será o primeiro também a ter um Plano Diretor de Transporte Não-motorizado. A meta é aumentar significativamente a utilização de bicicleta em todas as cidades do Rio de Janeiro, seguindo uma tendência mundial e crescente.
http://noticias.r7.com/rio-de-janeiro/noticias/governo-do-estado-da-inicio-a-elaboracao-do-plano-de-transporte-nao-motorizado-no-rio-20101012.html