O Governo do Estado de São Paulo assinou, na quinta-feira (14/10), convênio com as prefeituras de Santos e São Vicente para a implantação do SIM (Sistema Integrado Metropolitano) de transporte, que unirá as duas cidades da Baixada Santista. Moderno e inovador, o sistema garante a diminuição da poluição do ar e sonora, somada a menos interferência no tráfego urbano, com redução do tempo de viagem em 33% e aumento de conforto para o passageiro.
O documento foi subscrito pelo governador Alberto Goldman e os prefeitos de Santos, João Paulo Papa, e São Vicente, Tércio Garcia, no Parque Roberto Mário Santini (emissário submarino), que fica na divisa entre os dois municípios paulistas. Segundo o governador, o edital de licitação para a escolha da empresa que fará a construção e a operação da primeira etapa será publicado até a próxima semana.
Tarifa única
O projeto institui novo conceito de locomoção urbana com a implantação do Metrô Leve, que utilizará Veículos Leves sobre Trilhos (VLTs). Esse plano integrado de transporte coletivo, que também agrega as ciclovias,
inclui a redistribuição das linhas de ônibus e a modernização da atual frota de 352 ônibus que circulam entre Santos, São Vicente, Praia Grande, Mongaguá, Itanhaém e Peruíbe, em função do VLT. A ideia é que o usuário pague tarifa única nas viagens em que utilizar o VLT e o ônibus.
A expectativa do Estado é que 45 mil pessoas sejam beneficiadas diariamente pelo sistema na fase inicial, que terá 12 trens em operação, cada um com capacidade para 400 passageiros.
Estrutura, prazos e custos
A primeira etapa da implantação do Metrô Leve entre o porto de Santos, na altura do Valongo, e o Terminal do Barreiros, em São Vicente, funcionará como uma linha troncal de 11 quilômetros de extensão, integrada a linhas alimentadoras de ônibus. Será aproveitada a linha férrea da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos), que atravessa Santos e São Vicente e popularmente conhecida na região como “linha da máquina”.
Em Santos, na Avenida Francisco Glicério, entre o Canal 1 e a Rua Oswaldo Cruz, o percurso será pelo canteiro central, ficando a antiga linha férrea liberada para propiciar a integração viária de diversas ruas.
Caberá aos municípios a execução das obras complementares e de urbanização, com intervenções de pavimentação, drenagem, paisagismo e sinalização vertical e horizontal, num valor calculado de 20 milhões para cada cidade. O investimento total no projeto do SIM será de R$ 688 milhões, viabilizados por meio de parcerias público-privadas, envolvendo o governo do Estado e empresas particulares.
O início das obras está previsto para 2011. O sistema deve começar a operar em 2013.
http://www.agorams.com.br/index.php?ver=ler&id=183514
O documento foi subscrito pelo governador Alberto Goldman e os prefeitos de Santos, João Paulo Papa, e São Vicente, Tércio Garcia, no Parque Roberto Mário Santini (emissário submarino), que fica na divisa entre os dois municípios paulistas. Segundo o governador, o edital de licitação para a escolha da empresa que fará a construção e a operação da primeira etapa será publicado até a próxima semana.
Tarifa única
O projeto institui novo conceito de locomoção urbana com a implantação do Metrô Leve, que utilizará Veículos Leves sobre Trilhos (VLTs). Esse plano integrado de transporte coletivo, que também agrega as ciclovias,
inclui a redistribuição das linhas de ônibus e a modernização da atual frota de 352 ônibus que circulam entre Santos, São Vicente, Praia Grande, Mongaguá, Itanhaém e Peruíbe, em função do VLT. A ideia é que o usuário pague tarifa única nas viagens em que utilizar o VLT e o ônibus.
A expectativa do Estado é que 45 mil pessoas sejam beneficiadas diariamente pelo sistema na fase inicial, que terá 12 trens em operação, cada um com capacidade para 400 passageiros.
Estrutura, prazos e custos
A primeira etapa da implantação do Metrô Leve entre o porto de Santos, na altura do Valongo, e o Terminal do Barreiros, em São Vicente, funcionará como uma linha troncal de 11 quilômetros de extensão, integrada a linhas alimentadoras de ônibus. Será aproveitada a linha férrea da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos), que atravessa Santos e São Vicente e popularmente conhecida na região como “linha da máquina”.
Em Santos, na Avenida Francisco Glicério, entre o Canal 1 e a Rua Oswaldo Cruz, o percurso será pelo canteiro central, ficando a antiga linha férrea liberada para propiciar a integração viária de diversas ruas.
Caberá aos municípios a execução das obras complementares e de urbanização, com intervenções de pavimentação, drenagem, paisagismo e sinalização vertical e horizontal, num valor calculado de 20 milhões para cada cidade. O investimento total no projeto do SIM será de R$ 688 milhões, viabilizados por meio de parcerias público-privadas, envolvendo o governo do Estado e empresas particulares.
O início das obras está previsto para 2011. O sistema deve começar a operar em 2013.
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| Início das obras do Metrô Leve está previsto para 2011; sistema deve começar a operar em 2013 - Divulgação |
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